quinta-feira, 30 de maio de 2013

Centro de Recuperação do Lobo Ibérico


Recentemente tive oportunidade de estar no Centro de Recuperação do Lobo Ibérico (CRLI) que é gerido pelo Grupo Lobo, uma organização não governamental de ambiente, sem fins lucrativos, que promove a investigação, conservação e educação ambiental sobre o lobo em Portugal, cujas populações, infelizmente, se apresentam com o estatuto de "Em Perigo de Extinção", segundo o Livro Vermelho dos Vertebrados de Portugal.




















O CRLI, não sendo um zoológico, é um santuário, que foi fundado em 1987 com o intuito de facultar um ambiente em cativeiro para lobos que não possam viver em liberdade (provenientes de armadilhas, cativeiro ilegal, parques zoológicos, vítimas de maus tratos ou que ali nascem e que permitem a existência de um pool genético), promovendo também a realização de estudos em comportamento animal e a mudança de mentalidades, que é tão essencial para a conservação desta sub-espécie. O CRLI está situado no Gradil e ocupa um terreno com um total de 17 hectares, onde existem 10 cercados. É um espaço bastante agradável, com uma vista linda sobre o vale e onde é possível estabelecer um contacto directo com a natureza e observar os lobos, num ambiente idêntico ao seu habitat natural. 


Gostei bastante de lá estar e fica assim a sugestão de um passeio diferente, para dias solarengos que (esperemos!) comecem a dar o "ar de sua graça". Para quem gostaria de visitar o CRLI, os horários e condições podem ser consultados aqui, assim como o programa de voluntariado, que é sempre tão importante e que proporciona experiências verdadeiramente enriquecedoras.  


Existe ainda uma loja no CRLI onde é possível comprar recordações muito mimosas. Esta loja está também presente no facebook do Grupo Lobo e as encomendas podem ser efectuadas através do e-mail crloboiberico@fc.ul.pt. Como não conta com apoio estatal, a manutenção do CRLI é feita apenas com os recursos obtidos através destes produtos da lojinha, das visitas, dos donativos, do programa de voluntariado e de adopções. Por estar em risco de fechar, recentemente o Grupo Lobo lançou a campanha "Não Deixe os Lobos Sem Abrigo", que pode ser consultada aqui, que já permitiu angariar quase 60% do valor necessário para a compra do terreno onde está situado o CRLI. No entanto, há ainda um longo caminho a percorrer até estar assegurado de que estes lobos não ficam sem lar.

Sem comentários :

Enviar um comentário