Aqui nas andanças caseiras, andei à procura de uma receita para fazer um
cleanser, para tirar o excesso de gordura do gel que fica na unha após a polimerização, que era a única coisa que faltava no meu kit para fazer as unhas de gel em casa. Acabei por encontrar este
vídeo, que não tem nada a ver com
cleanser para unhas, mas descreve uma receita para lavar os pincéis de maquilhagem, que tinha de partilhar. Resolvi testar com uns pequenos ajustes, adaptando o que já tinha em casa, para um frasco de, aproximadamente, 100 mL. Assim, é só juntar:
- Cerca de 70 mL de álcool (uso a 96%);
- 1 colher de sopa de sabonete líquido (usei um com cheiro a pêssego);
- 1 colher de sopa de champô (usei um champô da Sephora, de laranja);
- 1/2 colher de sopa de amaciador (dei uso a um que me custou 1€, da Skala);
- Água até encher o frasco (usei da torneira, filtrada apenas pelo filtro do frigorífico).
Basta juntar tudo et voilà. É muito simples e rápido. Depois é só borrifar os pincéis contra um pano/papeldecozinha/papelhigiénico/guardanapo/oquehouver até a sujidade sair e deixar secar - de preferência de "cabeça" para baixo ou, no máximo, na horizontal. Ficam bastante limpos, desinfectados e com um cheirinho agradável. É uma receita barata e eficaz, em alternativa aos produtos vendidos nas lojas.
Relativamente ao cleanser de unhas, não passa de álcool e água (em alguns casos com um aroma qualquer), por isso mesmo achei que não valia a pena gastar dinheiro nisso. Ou se compra álcool a 70% ou se junta água ao álcool a 96%. Vai daí, para um frasco de aproximadamente 100 mL, é só juntar:
- Cerca de 25 mL água;
- Cerca de 75 mL de álcool a 96%.
Para quem tem álcool a 70% em casa, é aplicar directamente. Para quem tem álcool a 96%, basta misturar e aplicar nas unhas.
Ficam extremamente brilhantes, o que não acontecia ao tirar o excesso de gel com acetona ou removedor de verniz. Assim, a unha não fica baça e não há necessidade de aplicar um verniz de brilho. Espero que seja útil!