sexta-feira, 21 de março de 2014

Dia Mundial da Poesia


Sou um guardador de rebanhos.
O rebanho é os meus pensamentos
E os meus pensamentos são todos sensações.
Penso com os olhos e com os ouvidos
E com as mãos e os pés
E com o nariz e a boca.

Pensar uma flor é vê-la e cheirá-la
E comer um fruto é saber-lhe o sentido.

Por isso quando num dia de calor
Me sinto triste de gozá-lo tanto.
E me deito ao comprido na erva,
E fecho os olhos quentes,

Sinto todo o meu corpo deitado na realidade,
Sei a verdade e sou feliz.

Alberto Caeiro, in "O Guardador de Rebanhos - Poema IX"
Fernando Pessoa

segunda-feira, 10 de março de 2014

E, por estes lados, foi isto que se viu

300: Rise of an Empire



Os cenários e o som são ainda mais brutais na sala IMAX o que, por si só, já fez com que tivesse valido a pena ter ido ver ao C.C. Colombo. Contudo, e para quem gosta, é sem dúvida um filme a ver no cinema. A nível de argumento, o filme foca-se na ascensão de Xerxes ao poder e vai juntando peças do primeiro filme, através de episódios que ocorreram com o general Themistocles desde o início da trama. Assim, o filme desenrola-se antes, durante e depois da batalha entre os 300 e os persas. O caminho deste general ateniense, cujo objetivo é juntar toda a Grécia, cruza-se com outra figura central do filme, a comandante persa Artemísia. Quem viu o primeiro filme acaba por perceber o que o espera no que toca a sangue, a cenários de batalha e a cenas de ação brutais. Quem não viu, vai ter uma boa surpresa. É, sem dúvida, um filme a não perder.

segunda-feira, 3 de março de 2014

Um dia vou conseguir dizer isto sem me embrulhar


"Our whole universe was in a hot dense state
Then nearly fourteen billion years ago expansion started. Wait...
The Earth began to cool
The autotrophs began to drool
Neanderthals developed tools
We built a wall (we built the pyramids)
Math, science, history, unraveling the mystery
That all started with the big bang!"


Só a primeira parte...

sábado, 1 de março de 2014

Dica rápida: Cleanser caseiro


Aqui nas andanças caseiras, andei à procura de uma receita para fazer um cleanser, para tirar o excesso de gordura do gel que fica na unha após a polimerização, que era a única coisa que faltava no meu kit para fazer as unhas de gel em casa. Acabei por encontrar este vídeo, que não tem nada a ver com cleanser para unhas, mas descreve uma receita para lavar os pincéis de maquilhagem, que tinha de partilhar. Resolvi testar com uns pequenos ajustes, adaptando o que já tinha em casa, para um frasco de, aproximadamente, 100 mL. Assim, é só juntar:

- Cerca de 70 mL de álcool (uso a 96%);
- 1 colher de sopa de sabonete líquido (usei um com cheiro a pêssego);
- 1 colher de sopa de champô (usei um champô da Sephora, de laranja);
- 1/2 colher de sopa de amaciador (dei uso a um que me custou 1€, da Skala);
- Água até encher o frasco (usei da torneira, filtrada apenas pelo filtro do frigorífico).


Basta juntar tudo et voilàÉ muito simples e rápido. Depois é só borrifar os pincéis contra um pano/papeldecozinha/papelhigiénico/guardanapo/oquehouver até a sujidade sair e deixar secar - de preferência de "cabeça" para baixo ou, no máximo, na horizontal. Ficam bastante limpos, desinfectados e com um cheirinho agradável. É uma receita barata e eficaz, em alternativa aos produtos vendidos nas lojas.

Relativamente ao cleanser de unhas, não passa de álcool e água (em alguns casos com um aroma qualquer), por isso mesmo achei que não valia a pena gastar dinheiro nisso. Ou se compra álcool a 70% ou se junta água ao álcool a 96%. Vai daí, para um frasco de aproximadamente 100 mL, é só juntar: 

- Cerca de 25 mL água;
- Cerca de 75 mL de álcool a 96%.

Para quem tem álcool a 70% em casa, é aplicar directamente. Para quem tem álcool a 96%, basta misturar e aplicar nas unhas. 


Ficam extremamente brilhantes, o que não acontecia ao tirar o excesso de gel com acetona ou removedor de verniz. Assim, a unha não fica baça e não há necessidade de aplicar um verniz de brilho. Espero que seja útil!